Gota D'água

Embasa do CAB está há 100 dias sem CIPA e sindicato cobra eleição

26/01/2023

Embasa do CAB está há 100 dias sem CIPA e sindicato cobra eleição

A diretoria do Sindae fez um ato com um carro de som na manhã desta quinta-feira (26/01), na porta da Embasa, no Centro Administrativo da Bahia – CAB, em Salvador, para protestar contra a falta de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA no edifício sede da empresa.

Segundo informações que chegaram ao conhecimento do sindicato, a sede da empresa, que reúne mais de 500 empregados (as), está sem CIPA desde outubro do ano passado, em decorrência do fim do mandato da Comissão anterior. São mais de três meses sem funcionamento regular deste que é um dos principais meios para que a categoria seja ouvida na questão de prevenção de acidentes e de doenças relacionadas ao trabalho. 

É inadmissível que uma empresa do porte da Embasa, que se localiza dentre as maiores companhias de saneamento do país, siga negligenciando uma questão tão simples, mas que tem enorme importância para a qualidade de vida dos (das) seus (suas) trabalhadores (as). 

O Sindae aguarda que seja convocada a eleição da CIPA o mais rapidamente possível e, caso não ocorra, o sindicato irá denunciar a empresa para o Ministério Público do Trabalho – MPT. Cabe lembrar que o descumprimento da legislação em relação à eleição e instalação da CIPA pode gerar multa milionária para a empresa.