Gota D'água

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Sindae faz alerta para a preservação ambiental

05/06/2023

No Dia Mundial do Meio Ambiente, Sindae faz alerta para a preservação ambiental

Neste dia 5 de junho, data criada pelas Nações Unidas, em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, o Sindae traz um importante alerta para a urgência de um assunto grave: diante das mudanças climáticas, impactadas pelo desmatamento e pela emissão de gases poluentes, e o uso desenfreado dos agrotóxicos, dentre outras formas que afetam negativamente o meio ambiente, é preciso reagir. Neste sentido, governos e sociedade devem se conscientizar de que somente através de um meio ambiente equilibrado e preservado será possível garantir a sobrevivência da espécie humana. 

Projeções futuras feitas por organismos multilaterais, que abordam sobre a questão do clima no planeta, tendem a ser bastante pessimistas, caso não sejam tomadas algumas medidas. No Brasil, cada vez mais, os efeitos do desequilíbrio ambiental fazem os seus estragos, com a população tendo que conviver recorrentemente com grandes secas e inundações, decorrentes da mudança no padrão de chuva em todas as regiões brasileiras, em particular no Nordeste.

É necessário ressaltar também a importância da luta sindical pelo desenvolvimento sustentável, desafio que a classe trabalhadora deve reivindicar através de uma agenda socioambiental. A responsabilidade de se construir um meio ambiente equilibrado deve ser compartilhada entre as pessoas e as instituições, para resgatar a qualidade de vida e a dignidade humana. Nesse sentido, o saneamento ambiental tem enorme relevância, pois o investimento no saneamento básico é essencial na preservação do meio ambiente e um compromisso com o futuro do planeta. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que só nos últimos anos, mais de 800 mil casos de doenças estão ligados à má qualidade da água, enchentes e a falta de tratamento de lixo e esgoto. 

Para além das politicas de saneamento básico, é preciso acabar também com o desmatamento na Amazônia, que cresceu quase 60% durante a gestão de Jair Bolsonaro, e o uso desenfreado de agrotóxicos. Nas águas os agrotóxicos podem desencadear a morte de várias espécies de plantas aquáticas e animais, influenciando toda a comunidade aquática e desencadeando um profundo desequilíbrio na natureza. 

É hora de construir um futuro melhor, para isso a coleta seletiva de material reciclável e a utilização e compra de produtos com processos de fabricação sustentável é essencial.