Gota D'água

Sindae faz protesto na sede da Embasa contra precária prestação de serviços do plano de saúde corporativo  

26/03/2024

Sindae faz protesto na sede da Embasa contra precária prestação de serviços do plano de saúde corporativo  

Na manhã desta terça-feira (26/03), em uma manifestação realizada na sede da Embasa, no CAB, em Salvador, representantes do Sindae aproveitaram uma reunião que acontecia, no mesmo horário e local, com a direção da Central Nacional Unimed – CNU e a Embasa para protestar contra os péssimos serviços prestados de assistência médica pela operadora do plano de saúde. Desde 20 de dezembro 2022, os (as) trabalhadores (as) da empresa têm passado por um verdadeiro martírio com a falta de clínicas e hospitais credenciados suficientes para realização de exames, consultas especializadas e atendimentos de urgência e emergência.

Embora esses problemas já possam ser sentidos fortemente também em Salvador, a situação se agrava ainda mais no interior do estado, onde em alguns locais os serviços são inexistentes. Não bastasse isso, soma-se a grande dificuldade de reembolso, nos casos em que o (a) trabalhador (a) tem que adiantar o dinheiro com seus próprios recursos para ter atendimento médico, muitas vezes sem ter condições financeiras para isso. 

Para piorar a situação, o Sindae tem recebido denúncias de que a CNU estaria descontando valores indevidos de coparticipação, acima dos limites previstos em contrato. De acordo com a Embasa, a empresa está realizando os levantamentos para devolver o dinheiro dos (das) trabalhadores (as) que, eventualmente, tiveram recursos cobrados indevidamente.

Diante de casos tão absurdos, aparentemente incontornáveis por parte da CNU, embora as reiteradas cobranças e apelos do Sindae, a entidade já decidiu que não vai aceitar a prorrogação do contrato com plano de saúde. Nesse sentido, a Embasa já comunicou ao Sindae que prepara uma nova licitação. Contudo, até lá, é preciso que o Plano de Saúde cumpra o contrato e garanta uma prestação de serviços digna.

Vamos à luta!