Gota D'água

TOMENota: Gavião com sede

22/07/2019

Moradores de Gavião, distrito de Nova Fátima, estão revoltados com a Embasa por ter suspenso o fornecimento de água durante a noite sem qualquer justificativa. A empresa “corta” a água no final da tarde e só retorna no dia seguinte às 8 horas, obrigando mais gastos para armazenar água e muita mudança de rotina para evitar problemas. Alegam, ainda, a enorme dificuldade para conseguir implantar uma ligação de água. Para eles, a comunidade é perseguida pela gerência local.

Ex-ministro no Sindae
O ex-ministro das Cidades, ex-governador gaúcho e ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, estará em Salvador no próximo dia 27 para fazer palestra sobre o atual cenário político no Brasil. Estará ao lado do professor e ex-presidente da Petrobras, o economista José Sérgio Gabrielli. A palestra será no auditório do Sindae e começa às 9 horas. Olívio também foi dirigente sindical, tendo destacada atuação na representação dos bancários, da qual fez parte.

Apoio artístico
A Embasa firmou dois contratos na área artística, um de apoio ao coral da empresa visando garantir o trabalho de regência do grupo, e outro para o assegurar o serviço de produção e direção da companhia de teatro (Embasart). São ações importantes que valorizam o trabalho artístico do corpo funcional, o que traz melhorias no ambiente de trabalho, além de projetar uma boa imagem da Embasa junto ao público externo.

Pesquisa salarial
Foi publicado no Diário Oficial do Estado, semana passada, o contrato feito pela Embasa com a Perfix – Assessoria e Consultoria Ltda, para realizar pesquisa salarial, de benefícios e elaborar tabela salarial. Vai apresentar tudo isso dentro de 90 dias. É a empresa querendo incluir “novidades” em plena campanha salarial. Estamos de olho.

Nova terceirizada
Pelo valor de R$ 5,9 milhões e por um prazo de dois anos, a Embasa contratou recentemente uma “nova” terceirizada. Ficará incumbida de prestar serviços de atendimento, gestão de atendimento e suporte à gestão, em Salvador e na Região Metropolitana. É um valor alto e que vai merecer toda a fiscalização – até pelo histórico de problemas das prestadoras de serviço na Embasa. Esperamos que dessa vez ela seja “Exemplar” com seus funcionários.

Desrespeito
Mês sim, no outro também, a “gata” Projecon atrasa o pagamento dos salários dos (das) empregados (as) que prestam serviço à Embasa em Ituberá e até municípios vizinhos. Como todos (as) têm conta a pagar e precisam comer, o desespero é geral. Já teve vez do pagamento só acontecer no final do mês seguinte. Os (as) trabalhadores (as) cobram providências da Embasa.

Rastro de ódio
Na onda de ódio que assola o país, mais uma tragédia aconteceu na última quinta (18) em Valinhos, São Paulo: um homem jogou o seu carro contra uma manifestação do MST, matou uma pessoa idosa e feriu outras três. O ato acontecia numa estrada da zona rural, no acampamento Marielle Vive, e cobrava da prefeitura o fornecimento de água e alimentos para os acampados. Eles lutam pela desapropriação de uma fazenda na região.

Abono salarial
Para as milhões de pessoas endividadas nesse país, um pequeno alívio: o pagamento do abono salarial do PIS/Pasep será retomado no próximo dia 25. O dinheiro do PIS é para trabalhadores da iniciativa privada e será liberado na Caixa Econômica, enquanto o do Pasep é para servidores públicos e ficará no Banco do Brasil. Terão direito ao abono quem trabalhou por pelo menos 30 dias em 2018, com renda média de até dois salários mínimos.

Situação de emergência
Quem sente frio e vê a chuva causar estragos aqui e ali na Bahia não imagina que a seca causou muita destruição e continua a castigar outras regiões do estado. Primeiro o governo estadual e agora o federal reconheceram em situação de emergência cinco municípios com problemas relacionados à estiagem. Com a medida, Casa Nova, Condeúba, Itaeté, Oliveira dos Brejinhos e Sítio do Mato, todos no semiárido, vão acessar recursos e programas de assistência com prioridade.

Vai devolver
A Justiça determinou ao Banco da Amazônia a devolução dos valores cortados a título de desconto salarial no dia da greve geral contra a reforma da previdência, 14 de junho. O juiz afirmou, na sentença, que o banco deve considerar o dia como falta justificada, até porque foram cumpridos os requisitos da Lei de Greve, e observar para garantir intacto os efeitos no período de férias, licença prêmio e outros benefícios previstos em acordo ou convenção coletiva.

Parque ecológico
Será dia 13 de agosto, na Câmara de Vereadores de Camaçari, a audiência pública para discutir a implantação de um parque ecológico naquele município, abrangendo as dunas de Abrantes e Jauá, que vivem ameaçadas pela especulação imobiliária e pela retirada criminosa de areia daquelas áreas. Aliás, uma ação predatória, que coloca em risco a biodiversidade da região. A criação do parque vai coroar a luta de várias entidades da sociedade civil, entre elas o Movimento Paranapiacaba, que resultou no SOS Dunas.