Gota D'água

Trabalhadores (as) debatem impactos da implantação do PCCS da Emasa e aguardam proposta global para as cláusulas econômicas

27/04/2024

Trabalhadores (as) debatem impactos da implantação do PCCS da Emasa e aguardam proposta global para as cláusulas econômicas

Na manhã desta sexta-feira (26/04), o Sindae realizou uma reunião para debater com os (as) empregados (as) da Emasa (Itabuna) sobre o andamento da negociação do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), biênio 2024/2025. Na reunião, que aconteceu na área externa da Estação de Tratamento de Água (ETA) principal, localizada no bairro São Lourenço, representantes do Sindae puderam informar à categoria sobre os desdobramentos da campanha salarial e da implementação do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS).

Na oportunidade, os (as) trabalhadores (as) também tiraram dúvidas acerca dos impactos do PCCS, a exemplo da criação da promoção por tempo de casa, formação e desempenho.

Semana passada, a Emasa havia firmado um compromisso de apresentar o Plano para o sindicato ainda nesta quinta-feira (26/04), com a tabela salarial já atualizada, inclusive com a aplicação da reposição integral da inflação dos últimos 12 meses junto com a proposta de ganho real, o que não aconteceu. O sindicato aguarda agora o agendamento de uma nova reunião, ocasião em que a empresa deve divulgar a sua proposta de PCCS, bem como uma proposta global para as cláusulas da pauta de reivindicações da categoria.

Ainda sobre a reunião ocorrida na ETA, os (as) trabalhadores (as) debateram sobre o processo de negociação do ACT e tiraram dúvidas acerca do PCCS da Emasa, a exemplo de possibilidade de demissão em caso de avaliação de desempenho com nota inferior a 5 pontos, que está prevista no Plano, eventuais aumentos das atribuições com a mudança de enquadramento dos cargos, atualizações da tabela salarial e em relação à aplicação das promoções por tempo de casa, formação e mérito.

Vamos à luta!