Por que Se Filiar?

Participe da Luta em Defesa da Água, do Meio Ambiente e da Classe Trabalhadora!

Fundado oficialmente através do recebimento da sua Carta Sindical em Brasília, no dia 29 de abril de 1986, o Sindae é fruto do sonho da categoria do saneamento ambiental de se criar um sindicato combativo, forte e independente, em um momento de efervescência política por democracia e liberdade. Desde a associação, passando pela transformação do Sindae em sindicato, até os dias atuais, todos esses períodos foram marcados por grandes embates em defesa do saneamento público e universal, por melhores condições de trabalho, salariais e pelo direito à cidadania.

Tendo como objetivo a organização da representação dos interesses dos (das) seus (suas) associados (as), criado como um instrumento de luta em defesa dos direitos dos (as) trabalhadores (as), para fazer frente às desiguais e reconhecidamente conflituosas relações entre capital e trabalho, o Sindae também sempre se propôs a ser um sindicato CIDADÃO. Isso significa atuar em uma defesa mais ampla dos direitos, princípios e valores da sociedade contra as desigualdades, preconceitos de gênero e raça, em defesa da liberdade, pelo acesso universal à água e ao saneamento e por um meio ambiente equilibrado para as gerações presentes e futuras. 

Ao longo desse tempo de existência o Sindae tem travado importantes batalhas, principalmente na luta contra a privatização da água e pela universalização do saneamento básico no Brasil. Sendo uma entidade essencial na garantia de direitos dos (das) trabalhadores (as) da Embasa (Empresa baiana de Águas e Saneamento S/A), mas também dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto - SAAEs e da EMASA (Itabuna), autarquias e empresas municipais que vêm sofrendo ao longo do tempo com a precarização do trabalho, sucateamento e de tentativas de privatização, além de assédios, demissões arbitrárias e retrocessos de direitos.

Ao mesmo tempo, não dispersando as lutas junto aos (às) trabalhadores (as) das empresas privadas da categoria, como a Cetrel, a DAC e a BRK Jaguaribe que têm sido ainda mais difíceis, exigindo cada vez mais mobilização e envolvimento dos (as) trabalhadores (as). Da mesma forma, os (as) trabalhadores (as) da CERB (Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia) que têm lutado muito contra a política de arrocho salarial, perda do poder de compra, entre outros retrocessos impostos pelo governo do Estado aos (às) servidores (as) públicos (as) e empregados (as) das estatais dependentes do tesouro estadual. 

É inegável que os desafios têm sido enormes, por isso o Sindae reforça o apelo da necessária organização cada vez mais crescente da classe trabalhadora para a luta por uma sociedade mais justa e democrática, na qual a categoria do saneamento ambiental, articulada com as demais categorias, possam ter voz e vez. 

Para efetivar a sua filiação, baixe as fichas através dos links abaixo. Preencha, imprima, assine e entregue pessoalmente na sede do Sindae ou envie pelos Correios para o nosso endereço:

Rua General Labatut, 65 - Barris,
Salvador - Bahia - Brasil. CEP.: 40070-100

Em caso de dúvidas, entre em contato conosco
através do site ou nossos telefones:
71 - 3111-1700 - Fax.: 71 3013-6913.

Download da Ficha de Filiação

Download da Autorização de Desconto